ESPORTE & SAÚDE

Os riscos de ser atleta de final de semana

Estilo RAC traz mais informações sobre os perigos de fazer exercícios sem o preparo correto
11/09/2014 | - Atualizado em 11/09/2014 - 21h03 divulgação
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
Os riscos de ser atleta de final de semana
Os riscos de ser atleta de final de semana
A prática de atividade física é uma recomendação universal entre os especialistas. Porém, quando ela é feita sem uma rotina adequada pode se tornar um grande problema, aumentando o risco de várias lesões.

De acordo com o ortopedista do Leandro Gomide, isso acontece devido o despreparo físico desses esportistas que não têm os músculos fortalecidos. "A prática de atividade física é sim uma recomendação muito importante, porém quando não faz parte da rotina semanal das pessoas, pode acabar resultando em dores e lesões sérias, como fraturas por fadiga e distensões", relata.

O especialista confirma que as lesões mais comuns entre esses atletas são: distensões e fraturas, entorses no joelho, pé, ombro, coluna e tendinites. Para evitá-las e ter uma vida esportiva saudável, o médico recomenda se exercitar no mínimo três vezes por semana, além do acompanhamento de profissionais especializados. "Cuidados simples podem evitar as lesões, como fortalecer a musculatura, alongar antes e depois dos exercícios, não exceder os limites do corpo e manter a prática regular de exercícios físicos", recomenda.

Orientações

E para os que já excederam o limite muscular e acabaram se acidentando a orientação é sempre procurar ajuda médica imediata, não use remédios ou faça nenhum tipo de massagem. Apenas um ortopedista especializado será capaz de fazer diagnóstico correto.
 
Veja também