HIDROTERAPIA

Conheça os benefícios da fisioterapia feita na água

Tratamento auxilia no tratamento de diversos problemas, principalmente ortopédicos
04/09/2014 | - Atualizado em 04/09/2014 - 20h55 Divulgação
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
Apesar do nome, hidroterapia não se confunde com hidroginástica; em comum, só a piscina
Apesar do nome, hidroterapia não se confunde com hidroginástica; em comum, só a piscina
Que a água é fundamental para a vida todo mundo sabe. Mas o líquido pode ser também um grande aliado no tratamento de diversos problemas de saúde. Prova disso é a crescente adesão de pacientes à hidroterapia, uma técnica secular que une exercícios da fisioterapia com as propriedades terapêuticas da água. Usado no começo com pacientes portadores de deficiência física ou problemas neurológicos, o método é usado atualmente para os mais diversas tratamentos.
 
A fisioterapeuta e diretora de uma clínica especializada, Claudia Wanderck, explica que a hidroterapia não tem relação com a hidroginástica, apesar de as técnicas serem confundidas por muitas pessoas. Em comum, só mesmo a piscina.
 
"A hidroterapia é um método terapêutico que utiliza a água como componente de tratamento para diversos problemas de saúde. Como a movimentação na água é menos dolorosa, a hidroterapia é indicada, entre outras situações, para o controle de dor crônica e reabilitação em casos de cirurgias ou acidentes", disse.
 
Indicação

A técnica é realizada com o acompanhamento de um fisioterapeuta e é utilizada por pessoas com problemas neurológicos, idosos, grávidas e atletas que sofreram alguma lesão. "Cada vez mais o método tem sido utilizado no meio ortopédico, para reabilitação de lesões e alívio das dores. Já no caso das gestantes, elas precisam da indicação do obstetra, mas as sessões ajudam muito na melhora da circulação e diminui o inchaço e as dores nas costas, causadas pelo excesso de peso da barriga".
 
Sessões de hidroterapia auxiliam na diminuição dos problemas de postura e melhora a qualidade de vida dos pacientes, pois aumenta a sensação de bem-estar. "O trabalho realizado na água fortalece e promove o relaxamento dos músculos, melhora a coordenação motora, alivia as dores articulares e melhora os sistemas cardíaco e respiratório", conclui a fisioterapeuta.
 
Veja também