EDUCAÇÃO

Ensino de ciências é foco de debate na Unicamp

Falta de professores na área é grave barreira para o ensino da disciplina
30/09/2014 | - Atualizado em 30/09/2014 - 19h09 Divulgação
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
Fórum vai apresentar experiências bem-sucedidas com o ensino de ciências
Fórum vai apresentar experiências bem-sucedidas com o ensino de ciências
O crônico problema da escassez de professores na escola pública brasileira é ainda mais grave na área de ciências no ensino médio. Profissionais recém-formados acabam optando por atividades diferentes da licenciatura, obrigando o governo a adaptar docentes de outras áreas para lecionar química, física, matemática ou biologia. No II Fórum Ensino Médio Público no Brasil – Os Desafios no Ensino de Ciências, professores, gestores e pesquisadores se reunirão no dia 3 de outubro, na Unicamp, para propor novas formas de se abordar o problema.

Dados do Ministério da Educação mostram que, em 2007, apenas 9% dos docentes de física tinham habilitação na área em que lecionavam; em química, apenas 13% deles eram licenciados nesta disciplina no ensino médio. Sobre a questão da qualificação de professores, o Fórum vai trazer experiências bem-sucedidas de formação continuada em ciências na cidade de Campinas, além de um programa de ensino à distância desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
 
No encontro serão relatadas experiências de professores da rede pública que buscam superar as carências de recursos e as questões estruturais para alcançar importantes avanços na educação. Em maio, o I Fórum Ensino Médio Público no Brasil: Propostas para se Alcançar a Qualidade, ressaltou o papel da gestão das escolas na formação do aluno. Agora, três reconhecidas escolas (de Campinas/SP, Carapicuíba/SP e Cocal dos Alves/PI), que já apresentaram na Unicamp suas estratégias para alavancar o ensino médio, voltam para dar voz a seus docentes de ciências e mostrar como estimulam seus jovens e conquistam bons resultados em avaliações e competições nacionais.
 
O II Fórum Ensino Médio Público no Brasil – Os Desafios no Ensino de Ciências também pretende levantar outras questões relevantes, entre elas as Olímpiadas de Ciências como estímulo à aprendizagem e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como ferramenta para fomentar o conhecimento interdisciplinar.
 
O evento é organizado pelo Fórum Pensamento Estratégico (PENSES), espaço acadêmico vinculado ao Gabinete do Reitor responsável por promover discussões que contribuam para a formulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da sociedade em todos os seus aspectos.
 
Serviço
 
II Fórum Ensino Médio Público no Brasil – Os Desafios no Ensino de Ciências
Data: sexta, 3 de outubro
Horária: 9h30 às 17h30
Local: Auditório do Centro de Convenções da Unicamp - Rua Elis Regina, 139, Cidade Universitária - Campinas, SP
Informações: site oficial
 
Veja também