EXPECTATIVAS

Descubra as tendências da educação mundial para 2015

Um aspecto que até então era negligenciado pelas escolas passa a ter imenso valor: o empreendedorismo
25/09/2014 | - Atualizado em 25/09/2014 - 10h03 Universia Brasil
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divugação
Revolução digital na educação, tendências na sala de aula
Revolução digital na educação, tendências na sala de aula


A educação é algo que está em constante mudança, especialmente após a introdução da tecnologia na sala de aula. Professores e instituições de ensino têm que remodelar suas aulas o tempo todo para que elas atendam ao perfil dos estudantes que, por sua vez, também está sempre mudando. Por esse motivo, é possível apontar algumas tendências para o ensino mundial no ano de 2015.

A maioria das tendências que apontaremos tem muito a ver com o advento das ferramentas digitais. A primeira delas é o uso de algoritmos para melhorar a educação: as atividades feitas online pelos alunos deixam rastros que, quando analisados, permitem que encontremos as suas dificuldades e necessidades. Dessa forma é possível melhorar o ensino, e isso deve ser mais usado a partir do próximo ano.

Além disso, o uso da internet deve crescer. Ferramentas online para o desenvolvimento de provas e trabalhos, games e o uso de dispositivos móveis serão cada vez mais comuns na sala de aula.

Graças ao uso do digital, a sala de aula tradicional deve continuar perdendo o domínio completo do cenário global. Modelos como as salas de aula invertidas e o aprendizado híbrido, ou seja, que mistura o online e o presencial são apontados como mudanças não imediatas, mas que certamente ganharão ainda mais força no próximo ano.

Por fim, um aspecto que até então era negligenciado pelas escolas passa a ter imenso valor: o empreendedorismo. Atividades que estimulam a criatividade, as ideias e a execução de projetos deverão ser implementadas em muitos colégios. Isso porque o empreendedorismo tem sido cada vez mais valorizado no mercado de trabalho, além de ser um diferencial.

E você, tem alguma aposta de mudança que deve ocorrer em breve? Comente e divida a sua opinião com a gente!
 
Veja também