Publicidade
O papo que rola

Livro sobre Campinas e peça teatral entram na agenda do Mês Carlos Gomes

O livro “Campinas – 240 anos de história”, produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação, será lançado nesta ...
08/09/2014 - 08h08 - Atualizado em 08/09/2014 - 08h08 |
Livro sobre Campinas e peça teatral entram na agenda do Mês Carlos Gomes
Livro sobre Campinas e peça teatral entram na agenda do Mês Carlos Gomes

O livro “Campinas – 240 anos de história”, produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação, será lançado nesta quarta-feira, 10 de setembro, às 19h, no Espaço Cultural CPFL, como parte das comemorações do ''Mês Carlos Gomes'', organizado pela Secretaria de Cultura.





A programação é uma homenagem ao ilustre compositor campineiro, que faleceu em setembro de 1896, em Belém, Pará. O livro traz fatos históricos da cidade e é repleto de fotografias e ilustrações de diversas épocas.





O ''Mês Carlos Gomes'', que começou no dia 1º de setembro, segue até 4 de outubro com uma extensa programação elaborada com foco na música. Concertos, recitais, cantatas, concursos literários e de canto lírico, gravações, corais, entre outros, destacam o legado do artista.





Todas as atrações são gratuitas, com exceção dos concertos da Orquestra Sinfônica de Campinas apresentados no Teatro Municipal “José de Castro Mendes”.







“Burrico de Pau”





Além do lançamento do livro, outro destaque que entra na agenda do ''Mês Carlos Gomes'' é a apresentação do espetáculo de teatro e música “Burrico de Pau”. Baseada na obra homônima de Carlos Gomes, a peça será executada pelo Grupo Evolução, dirigido por Jonas Lemos.





As apresentações acontecerão em espaços públicos, como o Terminal Central, no dia 29, às 16h; Praça Rui Barbosa, no dia 30, às 16h; Rodoviária de Campinas, dia 1º de outubro, às 10h. No dia 3 de outubro a apresentará será no Terminal Ouro Verde, às 10h, e no dia 4 de outubro, na Lagoa do Taquaral, também às 10h.





A montagem tem estilo épico musical, no qual os personagens heroicos são o centro da trama. A linguagem é popular, indo do drama à comédia, e a obra é recheada com fatos expressivos e decisivos da vida do maestro.





Segundo os estudiosos da obra de Carlos Gomes, “Burrico de Pau” revela a força e a genialidade da maior arte do compositor, a música. Conta a saga de um herói brasileiro, filho de pai negro e mãe índia, e que ganha o reconhecimento entre os maiores maestros do mundo.





Carlos Gomes





Carlos Gomes nasceu em Campinas, em 1836, e morreu em Belém, em 1896. Foi compositor de óperas e dedicou a maior parte de sua produção musical a este gênero. De acordo com a historiadora Lenita Nogueira, escreveu diversas canções, hoje bastante reconhecidas e executadas.





Serviço



Lançamento do livro “Campinas 240 anos de história”



Data: 10 de setembro

Horário: 19h

Local: Café Filosófico do Instituto CPFL - rua Jorge Figueiredo Correia, 1632, Chácara Primavera, Campinas.



TAGS | Blog, RAC