SAÚDE BUCAL

Como higienizar sua dentadura

Separamos algumas dicas pra você cuidar bem da sua companheira diária
21/08/2014 | - Atualizado em 21/08/2014 - 20h42 Divulgação
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
Saiba como higienizar sua dentadura
Saiba como higienizar sua dentadura
Em algum momento da vida, todos nós podemos precisar de dentadura. E como sabemos de sua importância, é necessário entender também que os cuidados são essenciais para o bem-estar bucal, e claro, a saúde como um todo.

E para a melhor higienização, principalmente nos pacientes idosos deve-se ter cuidado com a limpeza das próteses para evitar a proliferação de doenças como a candidose, causada por fungo que pode se manifestar na boca. Fique atento em escovar a língua com movimentos suaves utilizando uma escova macia e creme dental ou limpador de língua.
 
Novidade: escovas apropriadas

As dentaduras também podem ser higienizadas de maneira mecânica com escovas apropriadas, dentifrício ou sabão e água fria, sempre após as refeições. Pode-se completar essa higiene com uma limpeza química com produtos efervescentes ou deixar a prótese em um copo com água e bicarbonato.
 
Os fabricantes de escovas dentais já apresentam uma linha de produtos efervescentes para higienização química das próteses, o que contribui para a diminuição da dificuldade encontrada pelos idosos ou portadores de problema de coordenação motora. É importante frisar que o uso de produtos efervescentes não substitui a higienização com escova e pasta.

Atenção aos produtos de fixação

Ao colocar um novo par de dentaduras, pode parecer ao paciente que elas estão frouxas, ocasião em que o profissional aconselha que se use um pouco de pó adesivo na parte interna das mesmas por poucos dias até a adaptação.

Os produtos de fixação não podem ser usados constantemente, pois aumentam a pressão da dentadura sobre os tecidos, e eles não suportam essa pressão aumentada e se contraem, fazendo com que cada vez maiores quantidades de pó sejam necessárias para que a dentadura não fique, na percepção do paciente, frouxa. O uso exagerado do pó adesivo poderá, portanto, levar à necessidade de reembasar ou trocar a dentadura antes do tempo.
 
Para mais informações, contate o seu dentista. 
 
 
Veja também



VEJA TAMBÉM