INFLAMAÇÃO

O que fazer quando seu dente está inflamado?

O que acontece comumente é que ao primeiro sinal de dente inflamado as pessoas buscam se medicar
19/08/2014 | - Atualizado em 19/08/2014 - 19h50 Divulgação
faleconosco@rac.com.br
Foto: Divugação
Para prevenir, é necessário se informar. E ninguém melhor que o dentista para dar a orientação correta
Para prevenir, é necessário se informar. E ninguém melhor que o dentista para dar a orientação correta
Quando o organismo sofre uma agressão, imediatamente inicia-se um processo importantíssimo de defesa: o processo inflamatório. Logicamente isso também acontece quando existem problemas na boca. O que preocupa muitas pessoas é o dente inflamado. O que se deve fazer para solucionar esse problema?

Quando sei que meu dente está inflamado?

Os sinais e sintomas da inflamação são: dor, calor, rubor (vermelhidão), edema (inchaço) e perda de função.

E depois? o que fazer?

O primeiro e mais importante de tudo é: procure o seu dentista de confiança.

O que acontece comumente é que ao primeiro sinal de dente inflamado as pessoas buscam se medicar (as vezes pesadamente) com analgésicos e anti-inflamatórios que podem ser adquiridos livremente nas farmácias sem receita. Os “famosos” paracetamol, dipirona sódica, diclofenaco sódico são normalmente os mais consumidos e em alguns casos aliviam as dores. Mas na maioria dos casos apenas isso não resolve.

Algumas pessoas em total desespero pela dor acabam utilizando de métodos sem qualquer comprovação científica de eficácia como bochechos com água e sal, arnica e até cachaça. Mas o que muitos não sabem ou por medo acabam não querendo crer, é que problemas dentários na enorme maioria dos casos só se resolvem com algum tipo de intervenção do dentista.

Siga estas dicas e evite problemas:

- Dentes quebrados (cacos de dente, restos de raiz): por mais que aquele “caquinho” de dente até hoje nunca tenha te incomodado tenha certeza que um dia ele vai te incomodar e você irá se arrepender de não ter arrancado esse problema a tempo;
- Cáries: a cárie dentária quando não tratada evolui para uma inflamação da polpa gerando todos os sinais e sintomas de inflamação. Pode evoluir para uma necrose da polpa e uma posterior infecção. Nesse ponto o tratamento de canal é inevitável para solucionar o seu problema;
- Sisos: Na grande maioria dos casos a extração dos 3os molares é indicada para evitar a inflamação na região onde este dente nasce;
- Gengivas: Baixa higiene oral causa inflamação das gengivas. Ao perceber que ao simples toque sua gengiva sangra constantemente algo está errado portanto procure seu dentista.

Existem muitos outros fatores que causam inflamação dos dentes ou tecidos orais. Quando sentimos dor é um sinal que o organismo nos dá de que algo pode não estar certo então quando isso ocorrer com seu dente corra para seu dentista de confiança e nada de medicação ou soluções caseiras pois isso pode não acabar bem.
 
Fonte: Site 'OdontoBlogia'
 
Veja também



VEJA TAMBÉM