ESCOVA DE DENTES

Escovação correta aumenta eficácia de aparelho

Quem faz o tratamento ortodôntico deve ter atenção redobrada
12/08/2014 | - Atualizado em 12/08/2014 - 19h48 Divulgação
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
Limpeza para quem usa aparelho demora três vezes mais
Limpeza para quem usa aparelho demora três vezes mais
Quem faz tratamento ortodôntico precisa ir ao ortodontista praticamente todo mês. Ele verifica a situação do aparelho e confere se a pressão exercida sobre os dentes está adequada para a obtenção do efeito desejado.

A regularidade das consultas também é muito importante para detectar possíveis problemas. Se a pessoa está com dificuldade de manter os dentes limpos, o dentista/ortodontista deve mostrar a técnica correta de escovação e uso do fio dental para quem usa aparelho. Muitos dentistas/ortodontistas recomendam que toda pessoa que usa aparelho deve limpar os dentes depois de cada refeição ou sempre que come, sendo que alguns recomendam ainda bochechar com flúor para evitar a formação de placa nos lugares mais difíceis de ser alcançados pela escova de dentes.

Toda pessoa que usa aparelho deve adotar um sistema de limpeza em duas etapas: escovar de cima para baixo e depois de baixo para cima – para deslocar melhor eventuais partículas de comida presas nos bráquetes. Há também escovas projetadas especialmente para limpar esses pontos. Ao passar o fio dental, use um passa-fio ou fio com ponta rígida para passar o fio por baixo do arco metálico, entre os dentes e depois sob os dentes, tomando cuidado para não fazer pressão sobre o arco. E caso o ortodontista não mencione, é bom lembrar que o tempo gasto na limpeza de dentes com aparelho é três vezes maior, portanto planeje-se para isso.
 
Fonte: Oral B
 
Veja também



VEJA TAMBÉM