ODONTOLOGIA

Enxágues com fluoreto ajudam pacientes diabéticos a limpar os dentes

Apesar disso, é preciso seguir as instruções e evitar engolir
07/08/2014 | - Atualizado em 07/08/2014 - 20h13 Divulgação
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
Prática pode ajudar diabetes que sofrem de secura de boca
Prática pode ajudar diabetes que sofrem de secura de boca
A limpeza regular dos dentes é especialmente importante para as pessoas com diabetes, dado que frequentemente sofrem de secura de boca, ou xerostomia. A boca seca crônica pode causar cáries dentais, pois não há suficiente saliva para eliminar por lavagem as partículas de alimento e as bactérias, e para neutralizar o ácido que causa as cáries.
 
Se você for diabético e frequentemente sofre de boca seca, seu dentista ou higienista dental pode lhe recomendar um enxágue bucal com fluoreto. Em geral, os enxágues com fluoreto são seguros, mas assegure-se de seguir as instruções e evitar engolir o enxágue.

Como alternativa, podem-se recomendar tratamentos profissionais com fluoreto para os pacientes com diabetes, a fim de protegê-los contra as cáries. A melhor forma para que os diabéticos possam prevenir as cáries e a doença das gengivas consiste em seguir uma rotina constante de saúde oral de escovação dos dentes três vezes por dia com um creme dental com fluoreto e o uso diário de fio dental.
 
Se você é diabético e tem predisposição à secura de boca, é possível que deseje escovar os dentes com maior freqüência, a fim de eliminar as partículas de alimento e as bactérias. Além disso, considere a possibilidade de usar uma escova de dente de cerdas macias para evitar a irritação das gengivas.
 
Fonte: Oral B
 
Veja também



VEJA TAMBÉM