SAÚDE PROFISSIONAL

Cuidados para manter a melhor postura no trabalho

A pausa para ginástica laboral é fundamental para manter a saúde no trabalho; e o bem-estar no ambiente corporativo está diretamente ligado à saúde dos profissionais
28/07/2014 | - Atualizado em 15/08/2014 - 18h12 Divulgação
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
Saiba como manter a saúde no trabalho em dia
Saiba como manter a saúde no trabalho em dia
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. O resultado desse equilíbrio é alcançado por meio de atitudes simples, como a alimentação saudável aliada à prática de exercícios físicos. De acordo com a fisioterapeuta do trabalho, Claudia Wanderck, o cuidado com a saúde no trabalho é um ponto fundamental garantindo que os outros requisitos para manter corpo e mente em dia sejam cumpridos.

"Quando falamos em saúde, temos que nos lembrar de pequenas atitudes que fazem toda a diferença no dia a dia. Passamos a maior parte trabalhando, seja em pé ou sentado em frente ao computador. Pequenas pausas para alongamento, caminhadas rápidas e até mesmo cuidado com os olhos, mantendo-os na distância ideal dos aparelhos eletrônicos, são fundamentais para mantermos o bem-estar", explica. E estar completamente focado no trabalho, alerta a fisioterapeuta, não é garantia de produtividade. "Além de relaxar o corpo, a mente também ganha com as pausas. A respiração volta ao ritmo e a concentração aumenta, garantido que o retorno à atividade seja mais eficaz", conta.

Se alimentar bem e estar movimentar também são práticas fundamentais para deixar o estresse e as dores de lado e ter qualidade de vida. Cláudia explica ainda, que momentos de lazer são fundamentais para que as pessoas se desliguem do trabalho e mantenham a saúde em dia.

Veja algumas dicas que separamos para você garantir sua saúde no trabalho:

- Se fuma, planeje parar, todo mundo sabe dos riscos deste vício;
- Reduza o consumo de álcool e alimentos gordurosos;
- Não se esqueça de usar o protetor solar;
- Cuide da higiene;
- Reserve sempre um tempo para o lazer;
- Mantenha uma alimentação saudável;
- Beba bastante água;
- Durma bem de acordo com o tempo necessário para o seu descanso;
- Faça exercícios físicos com frequência e não dispense a ajuda de um profissional da área.
 
 
Veja também