CABELOS MAIS SAUDÁVEIS

Fios cacheados podem ser de quatro tipos; veja qual é o seu

Estudo mostra que cabelos cacheados, ondulados e crespos podem apresentar quatro tipos de fios que pedem diferentes tratamentos
14/08/2014 | - Atualizado em 14/08/2014 - 19h44 Divulgação
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
Cada tipo de cabelo cacheado requer uma atenção diferente
Cada tipo de cabelo cacheado requer uma atenção diferente
Para manter os cabelos saudáveis todos os dias ou investir em um tratamento especial é fundamental entender o tipo de fio que será trabalhado. Em parceria com a Universidade de Brasília (UNB), uma pesquisa feita pelo Instituto Beleza Natural apontou quais os quatro tipos de cachos:
 
 
Cachos Suaves
 
Apresentam uma estrutura oval, com fios em forma de "s", espessura mais resistente, cutículas fechadas e facilidade de se pentear. Entretanto, necessitam de maior proteção antioxidante. O tratamento deste cabelo deve ter como ingrediente ativo o extrato de tamarindo, que hidrata, condiciona e protege os cabelos.

Cachos Soltos
 
Com anéis médios, são mais finos em pontos de torção, o que os faz mais frágeis e difíceis de pentear. Também podem apresentar menor brilho. Eles precisam de lubrificação uniforme, força e definição. Para cuidar deste cabelo podemos usar produtos com óleo de gergelim, D-Pantenol, óleo de abacate e manteiga de cacau.

Cachos Intensos
 
Com anéis pequenos e fechados, precisam de maior hidratação e elementos como o enxofre, que auxiliam na fortificação e evitam o enfraquecimento do córtex do fio capilar. O formato da haste dificulta a distribuição do óleo no cabelo. Óleos como girassol, argan, coco, linhaça e abacate são ótimas opções para proporcionar condicionamento, brilho e nutrição para estes fios.

Cachos Vibrantes
 
São frisados e mistos, os mais delicados e sensíveis a danos internos. Têm espessura variável, com fios grossos perto da raiz que vão se afinando. Precisam de uma lubrificação uniforme, alinhamento da fibra e facilidade para pentear. Para esse tipo de cacho o cuidado especial deve incluir elementos ativos como a proteína de quinoa, que ajuda a alinhar a fibra capilar e definir os cachos dando força, e o óleo de abyssinian, que proporciona brilho, maciez e facilidade ao pentear. É um tratamento pensado para reparar e controlar os danos no cabelo.
 
Veja também