DICAS E CUIDADOS

Menopausa: descubra quais os sintomas

Veja tudo sobre um dos momentos mais complicados da mulher
06/06/2013 | - Atualizado em 13/08/2014 - 20h59 Portal RAC
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
Saiba os sintomas da Menopausa
Saiba os sintomas da Menopausa
Se você é mulher e tem entre 45 a 55 anos prepare-se: a menopausa pode estar por vir. Este período fisiológico ocorre após a última menstruação espontânea e marcam o encerramento dos ciclos menstruais e ovulatórios. Seu início só pode ser considerado após um ano do último fluxo menstrual, pois durante esse intervalo é normal ainda menstruar.

O tempo de transição que antecede a menopausa é chamado de climatério que representa a passagem da fase reprodutiva para a não reprodutiva. O organismo deixa de produzir, lentamente, os hormônios estrogênio e progesterona.

A menopausa também é considerada uma fase de várias transformações no organismo feminino, aumentando a possibilidade de aparecimento e agravamento de doenças.

Descubra os sintomas

Embora não haja uma data pré-estabelecida para o início do período de transição, algumas mudanças no corpo feminino indicam a chegada da menopausa. Durante essa fase, é comum as mulheres sentirem outros sintomas físicos e comportamentais.
 
Os principais sintomas são:

- Perda de massa óssea (osteoporose);
- Aumento do risco cardiovascular;
- Alterações na distribuição da gordura corporal;
- Depressão;
- Ausência da menstruação;
- Ressecamento vaginal (secura);
- Ondas de calor;
- Suores noturnos;
- Insônia;
- Diminuição no desejo sexual;
- Diminuição da atenção e memória;

Nesta fase, o melhor é fazer consultas regulares com outros profissionais além do ginecologista, especialmente com um cardiologista e, se necessário, um psicólogo.
  
Veja também