OPORTUNIDADE

Temporada de estágios e oportunidades para estudantes é reaberta; confira as dicas

Volta às aulas é propícia para alunos que estão em busca de oportunidades de atuação prática
25/05/2013 | - Atualizado em 15/08/2014 - 19h18 Divulgação
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
Estágio é boa oportunidade para entrar de vez na carreira
Estágio é boa oportunidade para entrar de vez na carreira
Com o início do semestre letivo, começa a surgir um maior número de vagas para estágios. Essa forma de trabalho, que pode ou não ser remunerada, oferece ao estudante uma chance de aplicar na prática o conhecimento obtido nas salas de aula e a oportunidade de agregar uma experiência profissional ao seu currículo.
 
Em muitos casos, o estágio também é uma maneira de custear os estudos.  Segundo o consultor em RH, Cleber Andriotti Castro, trabalhos temporários ou estágios devem sempre ser encarados como uma possibilidade de contratação. Para isso, no entanto, é preciso apresentar resultados. “Não há segredo. O caminho é sempre a demonstração de um bom desempenho", afirma.

Oportunidades para as empresas

Castro também ressalta que ao mesmo tempo em que o estagiário busca aprendizado prático, ele também oferece uma contrapartida à empresa, trazendo conhecimentos que estão sendo pesquisados e ensinados nas escolas e universidades.
 
“O estágio é uma forma de a instituição manter-se atualizada em relação às práticas mais modernas de sua área de atuação. Além disso, o estagiário, na maioria das vezes, está ávido por uma oportunidade, por conquistar sua primeira experiência no mercado de trabalho e, por isso, tem motivação e disposição extras para realizar seu trabalho”.

Vale a pena trocar um trabalho registrado por um estágio?

“Quando o trabalho registrado não for na área de estudos do profissional, é recomendável que o estudante opte pelo estágio”, garante Castro. A necessidade ocorre porque durante o curso, seja técnico ou de ensino superior, a realização do estágio é essencial para que o estudante conheça e aplique na prática parte do que está aprendendo.
 
Para o consultor, também é importante que o estagiário tenha em mente que o estágio já é uma experiência profissional, que contará, positiva ou negativamente, em seu currículo. Dessa maneira, é fundamental demonstrar comprometimento, disciplina, assiduidade, espírito de equipe, dentre outros comportamentos, que ajudam a aumentar as chances de sucesso não só dentro da empresa atual, mas em todo o mercado de trabalho.
 
Veja também



Comente
Nome:      E-mail:  
Cidade:      Profissão:  
Informe o resultado do cálculo abaixo:
 
   Não divulgar meu email
Comentário:
Quantidade de toques disponíveis: 500