IBE-FGV

Livro traz projetos que aliam negócios e sustentabilidade

Pesquisas desenvolvidas por alunos da instituição apontam soluções para empreendimentos rentáveis e ambientalmente corretos
11/08/2014 | - Atualizado em 07/08/2014 - 18h50 Divulgação
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação/IBE-FGV
A unidade da IBE-FGV de Campinas fica na região central da cidade
A unidade da IBE-FGV de Campinas fica na região central da cidade
O livro Top Projects será lançado na próxima terça-feira (19) na IBE-FGV de Campinas, durante o 2º Prêmio de Excelência Acadêmica. A publicação aborda os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso com viés de sustentabilidade e apresenta soluções ambientalmente corretas alinhadas ao desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda. A IBE-FGV de Campinas fica na Rua José Paulino, nº 1369, no Centro. Para mais informações, ligue (19) 3739-6420, ou envie um e-mail para info@ibe.edu.br.

Para o presidente da IBE-FGV, Heliomar Quaresma, a problemática ambiental impõe uma grande responsabilidade aos executivos. “Nossos cursos formam presidentes, diretores e líderes que estão sempre à frente dos negócios e transformações das empresas. Diante da crise ambiental, o papel desses profissionais passa a ser fundamental para que as companhias se engajem na construção de um ambiente melhor e é por isso que resolvemos destacar os trabalhos com esse viés”, destaca.

Construindo a Sustentabilidade
 
Os alunos do curso de MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil da IBE-FGV, João Paulo Murolo, Otávio Figueiredo, Caio Vital e Katia Regina Venceslau, desenvolveram um projeto de incorporações imobiliárias ecológicas e sustentáveis com premissas abrangentes que garantem maior cuidado com as soluções propostas, tanto do ponto de vista ambiental quanto aos aspectos sociais, culturais e econômicos. O resultado final dessa nova arquitetura ecológica, verde e sustentável, proporciona grande vantagem para seus consumidores.
 
“Quem hoje em dia não quer ter uma casa saudável, clara, termicamente confortável, que gaste menos água e energia e que tenha o conforto ambiental adequado?”, indaga Murolo.

A escolha do tema é resultado da percepção do grupo sobre o atual momento do planeta, que clama por ideias sustentáveis. Segundo Murolo, agir para minimizar os impactos ambientais causados pelo homem tornou-se, mais do que nunca, frente a tantos problemas já causados e vistos todos os dias, uma obrigação para cada um de nós.
 
“É um sentimento muito bom quando podemos auxiliar as pessoas com informação. O livro contribuirá com a formação e aperfeiçoamento na carreira de diversos profissionais. Fazer parte disso é muito gratificante”, conclui o estudante.

Alugue um brinquedo

Outro tema que chama a atenção no livro Top Projects é o trabalho desenvolvido pelos alunos do curso de Gestão Empresarial da IBE-FGV, Reinaldo Silveira, Eduardo Chiavone, Bruno Rios, Gustavo Nascimento Frenhani e Gustavo Sousa Martins. Eles desenvolveram um projeto de locação de brinquedos educativos para a faixa etária de 0 a 6 anos, que possibilita ao consumidor o acesso a passatempos atualizados que atendem cada etapa de crescimento da criança. “Pensamos no processo completo de locação chegando até o término da vida útil dos brinquedos, onde os mesmos são reciclados se não tiverem conserto ou doados para instituições de caridade quando estão em bom estado de uso”, explica Chiavone.

A quantidade de brinquedos que se acumula nas casas onde moram crianças em fase de crescimento motivou a escolha do tema. Os pais necessitam administrar adequadamente os estímulos de aprendizagem dos pequenos nos diferentes momentos da vida. O interesse da criança se modifica rapidamente e ela sempre está procurando novas alternativas para se distrair. O resultado disso é um acumulo de brinquedos nos quartos e armários, objetos que poderiam estar estimulando outras crianças que não tem condições financeiras suficientes.
 
“O aluguel de brinquedos oferece a oportunidade perfeita para os dois dilemas”, afirma Silveira, que está orgulhoso em participar do Top Projects. "O curso na IBE-FGV me permitiu conhecer pessoas especiais, compartilhar experiências. O livro Top Projects é o coroamento de todo esforço”, conclui.
 
Veja também