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O papo que rola

Alimentos que contribuem para a perda de peso

Quem está lutando contra a balança precisa escolher os alimentos que contribuem para o emagrecimento. Alguns alimentos conseguem enganar a fome, aumentam...
12/08/2014 - 13h02 - Atualizado em 12/08/2014 - 13h02 |

Quem está lutando contra a balança precisa escolher os alimentos que contribuem para o emagrecimento. Alguns alimentos conseguem enganar a fome, aumentam o metabolismo e auxiliam na queima de gordura. Além disso, eles também fornecem benefícios a saúde e são chamados de alimentos funcionais.

Segundo o nutrólogo André Veinert,da Clínica Healthme – Gerenciamento de Perda de Peso, os alimentos funcionais são aqueles que contêm bioativos e substâncias fitoquímicas ou nutrientes que fazem bem a saúde e também ajudam na prevenção de doenças crônicas.

“Esses alimentos contém substâncias que ajudam a acelerar o metabolismo, o que contribui para o emagrecimento e a manutenção do peso. Entre eles estão: chás, frutas, folhas ou legumes como a cenoura, por exemplo, que é rica em vitaminas e estimula o metabolismo pois contém os minerais silício e potássio”, afirma.

Um alimento funcional que é indispensável para quem está no processo de emagrecimento é a chia. “A chia é rica em fibras e quando entram em contato com a água se transformam em gel que incha o estômago aumentando a saciedade”, ressalta o nutrólogo.

Na medida certa

Todo mundo sabe que para emagrecer é nessecário manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos. Mas, quando você recebe a orientação de um nutrólogo para ingerir os alimentos certos é possível acelerar esse processo de emagrecimento e quando você menos esperar notará que está perdendo os quilinhos extras.

Conheça alguns alimentos funcionais que são aliados de um corpo em forma:

Cenoura

O seu consumo estimula o metabolismo e a eliminação de resíduos prevenindo infecções do trato urinário e também contribui para o emagrecimento.

Farelo de aveia

É rico em substâncias que estimulam o organismo a absorver menos gordura, além disso, contém fibras que melhora o trânsito intestinal e prolonga a sensação de saciedade.

Chá verde

Rica em catequina (um fitonutriente com forte ação antioxidante). Ajuda a acelerar o metabolismo e queimar gordura, além de diminuir os níveis de colesterol.

Cereais e folhas frescas

Esses alimentos ajudam na recuperação do organismo após um final de semana de exageros na alimentação. O consumo de cereais e folhas frescas aumentam a sensação de saciedade e também diminui as taxas de colesterol.

Pimenta

Acrescentar 3 g de pimenta no seu cardápio pode contribuir para a perda de peso e no comabte do acúmulo de gordura. A pimenta tem uma ingrediente chamado de capsaicina que é responsável por usar a gordura do organismo para gerar energia, sem contar que ajuda na sensação de saciedade.


Sobre o médico

Nutrólogo André Veinert, da Clínica Healthme – Gerenciamento de Perda de Peso

Titulado pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE), atua como nutrólogo em algumas das principais instituições de São Paulo, além de ser responsável por serviços de Terapia Nutricional em hospitais da capital e Barueri.

Site-www.healhtme.com.br



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