Festival Proscênio está com inscrições abertas para sua II Edição -


CULTURA
Festival Proscênio está com inscrições abertas para sua II Edição
31/07/2014 | - Atualizado em 04/08/2014 - 11h31 Portal RAC
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação.
A atriz do Grupo 'Por volta de logo depois'de Piracicaba Alessandra San Martin foi premiada como Melhor Atriz na I edição do Festival Proscênio. A peça 'Maria sou Eu' também recebeu o prêmio de segundo lugar
A atriz do Grupo 'Por volta de logo depois'de Piracicaba Alessandra San Martin foi premiada como Melhor Atriz na I edição do Festival Proscênio. A peça 'Maria sou Eu' também recebeu o prêmio de segundo lugar
 
 
 
Caracterizado por um festival que prioriza a difusão teatral no interior de São Paulo, aprendizado para os participantes, formação de público e ainda por ter em seu corpo de jurados, curadores e palestrantes profissionais renomados no meio teatral, com representatividade no Brasil e até no exterior, o Festival Proscênio – festival de teatro de Indaiatuba – em sua segunda edição traz grandes novidades.

Além da Mostra Competitiva, Mostra Paralela, Palestras, Mesa de Debate e Workshops, que já fizeram parte da primeira edição no ano de 2013, o Festival conta com um Concurso Nacional de Dramaturgia que terá, como um dos jurados, Aimar Labaki que é dramaturgo, diretor, roteirista, e ensaísta e também foi ele quem escreveu os grandes sucessos da telenovela “Zazá” e Paixões Proibidas”.

A coordenação geral do evento é de Fernanda Bugallo e Paloma Dourado, que concluiu o ciclo de quatro módulos do curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. A realização cabe ao Grupo de Teatro Estrada de Indaiatuba e a Secretaria de Cultura de Indaiatuba.

“Tudo começou como uma idéia antiga e que tomou forma em 2013. Hoje estamos na segunda edição e o Festival continua com a mesma intenção de ampliar para muitos grupos a possibilidade de troca e de discussão, refletir sobre a formação dos artistas”, comenta Paloma Dourado que também é diretora e dramaturga do Grupo de Teatro Estrada que existe há 18 anos. Paloma também afirma que participar de festivais somaram muito para o crescimento de todos os atores do grupo e são de grande importância para a fomentação cultural.

“Como parte de nosso trabalho contínuo de estimular a diversidade e massificação de todas as manifestações artísticas, a Secretaria Municipal de Cultura apóia novamente o Festival Proscênio, do Grupo Estrada”, destaca a secretária municipal de Cultura Erika Hayashi Kikuti. A secretária ainda afirma que todas as iniciativas que visem levar mais arte e cultura à população de Indaiatuba são muito bem vindas”.
Assim como ocorreu na primeira edição em 2013, serão selecionados 15 grupos para a Mostra Competitiva que poderão se inscrever até o dia 1º de Setembro.

O festival acontecerá de 31 de outubro a 22 de novembro de 2014 e as apresentações serão realizadas em dois locais da cidade – na Sala Acrísio de Camargo (CIAEI) e no Novo Centro Cultural da Morada do Sol.
Esse ano, o Proscênio contará também com dois Workshops e Mesa de Debate que acontecerão no Espaço Estrada, do Grupo de Teatro Estrada e Palestras que serão sediadas na Sala Acrísio de Camargo (CIAEI).

“Ampliar a programação e permanecer com o nível de profissionalismo são os pontos principais que eu e Paloma levamos em consideração ao pensar sobre o festival desse ano. Além disso, difundir a cidade em que vivemos e tentar torná-la como referência em festival de teatro também são itens que levamos muito em consideração”, afirma Fernanda Bugallo, atriz e jornalista.

Mostra Competitiva

A curadoria responsável por selecionar os grupos que farão parte da II Edição do Festival é formada por Francisco Medeiros, coordenador do curso de atuação da SP Escola de Teatro, diretor teatral com mais de 40 prêmios, ao longo dos mais de 30 anos de trajetória artística. E também por Kill Abreu, jornalista, crítico, pesquisador do teatro e curador do Centro Cultural São Paulo.

Já o corpo de jurados que avaliarão os grupos selecionados é formado por Tiche Vianna, atriz, diretora do Grupo Barracão de Campinas, pesquisadora de teatro e presidente da Cooperativa Paulista de Teatro do Interior, Rafael Bicudo encenador, diretor de cena, professor e pesquisador, que em 2012 concluiu o curso de Direção da SP Escola de Teatro e Juliana Calligaris, atriz, diretora, professora e atualmente cursa Mestrado em Linguística com abrangência em Teatro e Semiótica na Unicamp.

Os três primeiros colocados receberão prêmio em dinheiro e os demais certificado de participação. Ainda serão contemplados com troféus algumas categorias: Melhor Ator, Melhor Atriz, Direção, Sonoplastia, iluminação, Melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, Figurino, Cenografia, texto e espetáculo.

Mostra Paralela

A Mostra Paralela surgiu como forma de difundir a pesquisa e o fazer teatral de grupos amadores, profissionais ou até escolares do estado. Ela não tem o caráter de competição, mas sim de mostrar o que está sendo produzido pelos grupos e a forma como isso se dá.

No total, nove grupos poderão participar e se inscrever e as apresentações acontecerão no Novo Centro Cultural Morada do Sol em Indaiatuba.
Concurso de Dramaturgia
Uma das grandes novidades para esse ano é o Concurso de Dramaturgia que terá caráter nacional. O objetivo é incentivar a criação e difusão da dramaturgia no território nacional. O Festival receberá textos de autores com mais de 15 anos. O vencedor ganhará uma premiação e os três primeiros terão seus textos lidos na próxima edição.

Mesa de Debate, Palestras e Workshops

Esse ano, o Festival contará com uma Mesa de Debate, duas Palestras e dois Workshops com alguns dos melhores profissionais do país. É uma forma dos grupos e platéia em geral terem contato com diversos artistas que ajudam a construir e pensar o teatro no país. A troca é a melhor maneira de aprender. Em breve as temáticas e os profissionais serão divulgados pelo site www.festivalproscenio.com.br

Serviço:
Festival Proscênio
Datas: de 31 de Outubro a 22 de Novembro
Inscrição: até 1º de Setembro.
Inscrições e regulamentos em: www.festivalproscenio.com.br