Musical 'Lampião e Lancelote' chega a Campinas com músicas do cantor Zeca Baleiro -


CULTURA
Musical 'Lampião e Lancelote' chega a Campinas com músicas do cantor Zeca Baleiro
25/07/2014 | - Atualizado em 01/08/2014 - 10h12 Portal RAC
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação.
Musical 'Lampião e Lancelote' chega a Campinas com músicas do cantor Zeca Baleiro
Musical 'Lampião e Lancelote' chega a Campinas com músicas do cantor Zeca Baleiro
 
 
 
Campinas recebe o musical “Lampião e Lancelote”, com músicas do cantor Zeca Baleiro, direção de Debora Dubois e, conta um um grande elenco formado por com Daniel Warren, Marcos Damigo, Daniel Infantini, Luciana Carnieli e Vanessa Prieto.
 
Assistido por mais de 35 mil expectadores, o musical recebeu 10 prêmios, sendo em quatro categorias no prêmio Bibi Ferreira, incluindo de Melhor Musical Brasileiro 2013, APCA Melhor Espetáculo 2013, Qualidade Brasil e quatro categorias no FEMSA, incluindo a de melhor espetáculo.
 
Ao todo serão apenas três apresentações, de 1 a 3 de agosto, de sexta a domingo, no Teatro Brasil Kirin, no Shopping Iguatemi Campinas. 
 
Estréia

“Lampião e Lancelote” estreou em São Paulo no ano passado e já em 2013 arrebatou os mais importantes prêmios do teatro brasileiro. Na obra, o cavaleiro Lancelote, o melhor da Távola Redonda do Rei Arthur, desafia Lampião, o cangaceiro mais famoso do Nordeste Brasileiro. No entanto, trata-se de um desafio cultural.
 
Nas linguagens do cordel e da novela de cavalaria, a disputa é de quem faz o melhor repente, cada um com suas referências particulares. Este é o fio condutor desta montagem, que une o mundo desses dois personagens tão excêntricos.

Com direção de Debora Dubois, que convidou uma das referências da nova MPB, o cantor e compositor Zeca Baleiro, para assinar a trilha e direção musical (indicado ao prêmio FEMSA Coca Cola de melhor música original), a montagem tem adaptação a partir da obra homônima de Fernando Vilela, um dos livros mais premiados do Brasil.

O elenco é um dos grandes trunfos do espetáculo, conduzido por Daniel Warren como narrador, Marcos Damigo, que interpreta Lancelote e Daniel Infantini, que vive Lampião. A peça tem ainda Luciana Carnieli no papel de Maria Bonita e Vanessa Prieto como a Feiticeira Morgana. A música é executada parte ao vivo, por Bruno Menegatti (rabeca, viola e violão) e Ana Rodrigues (acordeon e pandeiro), e parte pré-gravada, produzida em estúdio com a batuta do produtor Fernando Nunes.

Os dois heróis retratados no livro - acompanhados por personagens míticos e históricos como Morgana e Maria Bonita -, saíram das páginas para ganhar nova vida sobre o palco, em uma encenação cuidadosa e moderna. Sua montagem, além de valorizar a cultura brasileira, encanta tanto pela beleza estética e literária - inspirada nos desenhos e xilogravuras do livro de Fernando Vilela -, quanto pela mágica de fábula que tais personagens inspiram.

Sobre o Livro

Lampião & Lancelote, editado pela Cosacnaify, é um dos livros mais premiados do Brasil. Recebeu dois prêmios Jabuti, quatro prêmios FNLIJ e menção Honrosa na feira de Bolonha. O livro mistura os registros literários, mantendo a rima e o improviso do cordel, além do léxico medieval. As narrativas épicas da cultura medieval e as sextilhas dos cordelistas do sertão são matrizes que se juntam pra criar uma história em prosa e verso, em carimbo e em xilogravura, mostrando o instante em que dois universos paralelos se cruzam através das figuras de seus maiores heróis.

Ficha Técnica

Livre adaptação de Braulio Tavares do livro “Lampião & Lancelote”, de Fernando Vilela / Música Original e Direção Musical: Zeca Baleiro / Assistente de Direção: Márcio Macena / Direção e Concepção: Debora Dubois / Elenco:Daniel Warren – Narrador / Daniel Infantini – Lampião / Marcos Damigo – Lancelote / Luciana Carnieli – Maria Bonita / Vanessa Prieto – Morgana / Ale Pessôa – Stand In Lancelote e Bando de Lampião / Músicos: Ana Rodrigues e Bruno Menegatti / Cenário: Duda Arruk / Figurinos: Márcio Vinicius / Pesquisa e Arte Gráfica: Fernando Vilela / Iluminação: Debora Dubois

Fotografia: João Caldas / Preparação vocal: Tarita de Souza / Preparação corporal e coreografias: Roberto Alencar / Vídeo: Filmes Para Bailar / Direção Musical: Zeca Baleiro / Produção Musical: Fernando Nunes / Administração:Vanessa Campanari / Assistente de Produção: Nicole Marangoni e Vanessa Campanari / Produtores Associados: Debora Dubois, Edinho Rodrigues, Elza Costa, Vanessa Prieto / Direção de Produção: Brancalyone Produções Artísticas (Edinho Rodrigues e Elza Costa) / Realização: Brancalyone Produções Artísticas /Patrocínio: Sulamérica Seguros Saúde 

Serviço:

Musical “Lampião e Lancelote”

Local: Teatro Brasil Kirin – Shopping Iguatemi Campinas - Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina (3º piso) – Campinas
Datas: 01, 02 e 03 de agosto
Horários: sexta e sábado às 21h, domingo às 19h
Preço: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia-entrada)
Lotação: 515
Ingressos: bilheteria: (19) 3294-3166, de terça-feira a sábado, das 13h às 21h, e domingos das 12h às 20h
Informações e programação: www.teatrobrasilkirin.com.br e www.brprodutora.com