SAÚDE BUCAL

Cárie faz parte da rotina dos brasileiros

Cerca de 80% da população mundial é afetada por esse mal
31/07/2014 | - Atualizado em 31/07/2014 - 09h50 Fernanda Bugallo
fernanda.bugallo@rac.com.br
Foto: Divulgação
Cárie faz parte da rotina dos brasileiros
Cárie faz parte da rotina dos brasileiros
Começa de forma silenciosa por conta da ingestão de alta taxa de açúcar e má limpeza dos dentes. No entanto, aos poucos começa a tomar proporções maiores e acaba incomodando a vida de muitos brasileiros.
 
A cárie pode ser considerada a doença crônica mais comum no mundo e afeta cerca de cinco bilhões de pessoas, ou cerca de 80% da população mundial.
 
E no Brasil, o cenário também não é muito diferente. Afinal de contas, 88% da população sofre desse problema.
 
O consumo de alimentos com alto teor de açúcar torna-se cada dia mais comum no mundo moderno e é justamente nesse momento que abre espaço para a formação de placas bacterianas nos dentes que dão origem às cáries - uma doença silenciosa que toma proporções cada vez maiores e impacta a vida pessoal e profissional das pessoas.
 
Estética
 
Em muitos casos pode-se relacionar a incidência de cárie a questões como diminuição do rendimento no trabalho, faltas escolares, dificuldades de comunicação e alimentação, tendo em vista que, por conta da doença, a estética da boca é afetada.
 
Prevenção
 
A prevenção é sempre o melhor remédio para casos como esse. A quantidade de fluor no tratamento da água que abastece o sistema público das cidades e cremes dentais são exatamente dessa forma para o cuidado com os dentes.
 
Outro ponto que deve ser levado em consideração trata-se da boa escovação e limpeza diária dos dentes. Além, é claro, da visita periódica ao dentista para verificar como anda a saúde bucal.



VEJA TAMBÉM