AFTA

Causas e tratamento das aftas

É fácil confundir as lesões por herpes labial com as aftas
11/07/2014 | - Atualizado em 11/07/2014 - 20h12 divulgação
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
Visite seu dentista regularmente
Visite seu dentista regularmente
Diferentemente das lesões por herpes labial, uma afta não é contagiosa, e aparece nos tecidos internos da boca, em lugar da superfície externa do lábio (que é onde aparecem as lesões por herpes labial). As aftas, também denominadas úlceras por aftas, aparecem como pequenas lesões redondas ou ovais com um centro branco ou amarelado, rodeado de vermelho. Costumam ser uma depressão, como uma cratera, em lugar de elevadas como um grão.
 
As aftas costumam aparecer com mais frequência na cara interna das bochechas e nos lábios, ou na base das gengivas. As aftas não costumam associar-se com gengivas sangrantes, por isso se você experimentar gengivas sangrantes deveria consultar com o seu dentista para avaliar a possibilidade de doença das gengivas.
 
A maioria das aftas são leves, com um tamanho inferior a um centímetro de comprimento, e costumam curar por si só depois de poucas semanas.
Mas as úlceras por aftas maiores, definidas por um tamanho superior a 10 mm, podem demorar mais de um mês em curar e deixam cicatrizes, quando finalmente curam. Portanto, é importante consultar com o seu médico ou dentista.
 
Veja também



Comente
Nome:      E-mail:  
Cidade:      Profissão:  
Informe o resultado do cálculo abaixo:
 
   Não divulgar meu email
Comentário:
Quantidade de toques disponíveis: 500


VEJA TAMBÉM