CAPILAR

Alimentos que auxiliam no crescimento mais rápido dos cabelos

A queda de cabelo pode estar relacionada à alimentação e também a problemas de hormônio
05/08/2014 | - Atualizado em 08/07/2014 - 13h18 Mariane Montedori
mariane.montedori@rac.com.br
Foto: Divulgação
Alimentação adequada faz o cabelo crescer mais forte
Alimentação adequada faz o cabelo crescer mais forte



Uma crença salienta que até a fase da lua auxilia no período correto para cortar os cabelos. Verdade ou mentira, o fato é que nós, mulheres, nunca estamos nem estaremos completamente satisfeitas, por mais que estejamos lindas recém-saídas de um salão de beleza. Exageros à parte, os cabelos são nossos queridinhos sempre. E decisões aparentemente simples na concepção masculina, como o período em que se deve cortá-los, podem se tornar uma imensa pesquisa para nós. Portanto, se você é daquelas que não vê a hora de seus lindos cabelos crescerem, há alguns alimentos que podem colaborar com a aceleração desse processo.

Em médio, os fios crescem de 1 a 1,5 centímetros por mês. Em alguns casos, essa média pode ser inferior. Se isso acontece com você, pode apostar que o problema está na sua alimentação. Você pode não saber, mas toda essa demora no crescimento pode estar relacionada com o que você come. Isso porque os fios do cabelo são compostos de proteínas, queratina, minerais entre outros. Com isso, uma dieta saudável, que contém todos esses nutrientes, ajuda os cabelos a crescerem mais macios e brilhosos. Consequentemente, a falta deles interrompe todo o processo. 

Ajude seu cabelo a crescer

Uma das principais dicas para devolver a saúde aos fios e auxiliar no crescimento dos cabelos é aquela velha questão: alimentação saudável! Sim, sua mãe, seus avós, todos estão certos. Incluir frutas na alimentação é aposta certeira para o bem-estar dos fios e de toda sua pele. Confira abaixo algumas dicas e mude já sua alimentação:

1. Fios crescem muito devagar
Os alimentos que suprem a deficiência são:Óleos vegetais, semente de linhaça, feijão de soja, cereais integrais, gema de ovo, verduras, nozes, abacaxi e cenoura.

2. Cabelos secos e quebradiços
Os alimentos que suprem a deficiência são: óleos vegetais, semente de linhaça, feijão de soja, queijos, leite integral, manteiga, gema de ovo, cebola, levedura de cerveja, germe de trigo, castanha-do-pará, amendoim, ervilha, trigo integral, frango, frutos do mar, carnes magras, peixes variados, fígado, frutas cítricas e hortaliças cruas.

3. Queda da raiz (fio tem uma bolinha branca na ponta)
Os alimentos que suprem a deficiência: gema de ovo, cereais integrais, germe de trigo, castanha-do-pará, leite e derivados, verduras (como couve, espinafre e brócolis), ervilha, tomate, milho, carne magra, fígado, frango, ostra e peixes variados.

4. Fios finos, sem brilho e sem vida
Os alimentos que suprem a deficiência são: carnes magras, fígado, peixes variados, frango, ovo, trigo integral, levedura de cerveja, germe de trigo, castanha-do-pará, amendoim e ervilha.

Vale lembrar que a queda de cabelo pode estar relacionada à alimentação e também ha problemas de hormônio, como é o caso da glândula tireóide. Algumas pessoas produzem uma quantidade inferior a necessária de hormônios, resultando em problemas que afetam o corpo todo, como queda de cabelo, unhas quebradiças, sonolência entre outros.  Para ter certeza, consulte um médico .