LAZER

Reconstrução do mastro da caravela consumirá 400 metros de tecido

14/07/2014 | - Atualizado em 08/07/2014 - 10h56 Divulgação - Prefeitura De Campinas
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Carlos Bassan
Recuperação da Caravela está adiantada
Recuperação da Caravela está adiantada


Levantamento feito por especialistas em mastreação da Marinha Nacional do Brasil e técnicos da Secretaria de Serviços Públicos mostrou que será necessária a aquisição de aproximadamente 400 metros de tecido, 1.300 metros de corda e 400 metros de cabos de aço, além de mais de 160 peças para instalação do conjunto de três mastros e velas da caravela Anunciação.

Segundo o arquiteto da Secretaria de Serviços Públicos que está coordenando os trabalhos, Nelson Machado, foi possível recuperar uma série de peças como roldana, sapatilha e moitão que compõem a engrenagem para instalação e movimentação das velas. “Esta semana vamos providenciar a compra dos materiais que estão faltando para que na semana que vem os técnicos da Marinha instalem os equipamentos e finalizem o trabalho”, afirma Nelson.

Todo o planejamento, levantamento de materiais, método de confecção e instalação do conjunto de mastreação, além da instalação do sistema do veleiro, foi feito na última sexta-feira, dia 3 de julho, durante encontro entre técnicos da prefeitura e uma equipe de especialistas em mastreação da Marinha Nacional do Brasil.

A reunião ocorreu nas dependências da caravela e contou com a presença do capitão de Mar e Guerra do 8º Departamento Naval da Marinha Nacional, André Luiz Pereira, do suboficial da Marinha Nacional do Rio de Janeiro, José Jaime Lemos de Freitas e de representantes da Secretaria de Serviços Públicos.

Serão reconstruídos três mastros originais e toda a engrenagem de hasteamento e recolhimento das velas, além do sistema de cabeamentos de sustentação das velas e mastros.

Os especialista da Marinha Nacional do Brasil participaram diretamente de todo o processo de restauração da caravela Anunciação e dos preparativos para a implantação do Museu da Marinha que está sendo instalado nas dependências da nau. Segundo o arquiteto Nelson Machado, a instalação do museu está adiantada e será concluída em outubro próximo.


Comente
Nome:      E-mail:  
Cidade:      Profissão:  
Informe o resultado do cálculo abaixo:
 
   Não divulgar meu email
Comentário:
Quantidade de toques disponíveis: 500