TRABALHOS CIENTÍFICOS

Unicamp oferece curso inédito sobre divulgação científica

Disciplina pode ser cursada por estudantes de qualquer área
10/07/2014 | - Atualizado em 07/07/2014 - 20h54 Divulgação
faleconoscorac@rac.com.br
Foto: Divulgação
Público-alvo é inédito no Brasil já que geralmente é oferecido em cursos de Jornalismo
Público-alvo é inédito no Brasil já que geralmente é oferecido em cursos de Jornalismo
A Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) oferece pela primeira vez no Brasil um curso de Divulgação Científica focado em pesquisadores de qualquer área. A iniciativa é do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e pretende aproximar academia e sociedade, por meio de reflexões sobre a comunicação da ciência para o público não especializado, levando em consideração o papel e as responsabilidades da ciência, dos cientistas e jornalistas. Cursos dessa natureza normalmente são oferecidos apenas em cursos de Jornalismo.

A proposta é incentivar a comunicação da ciência voltada para o público leigo de forma efetiva e sem ruídos. "A disciplina quer contribuir para que os futuros cientistas incorporem a divulgação científica na sua rotina profissional, seja como fontes de informação ou como divulgadores da ciência", afirma a professora do Labjor e divulgadora científica Germana Barata. O curso também vai se pautar pelo ponto de vista do leitor, para a necessária interface ciência e comunicação, encontrando a mediação possível e as múltiplas abordagens da divulgação científica.

A primeira edição da disciplina será oferecida agora, neste segundo semestre letivo, no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, às terças-feiras, das 14 às 16 horas. É destinado a estudantes de graduação das áreas de Ciências Humanas, Exatas e Biológicas. O programa completo da disciplina já está disponível no site do IEL. As inscrições dos interessados já estão abertas e deverão ser feitas até o dia 19 de julho. O início das aulas será no dia 5 de agosto (terça-feira).
 
Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone 3521-2584 / 2585 / 2586 / 2588 ou pelo e-mail labjor@unicamp.br.
 
Veja também



Comente
Nome:      E-mail:  
Cidade:      Profissão:  
Informe o resultado do cálculo abaixo:
 
   Não divulgar meu email
Comentário:
Quantidade de toques disponíveis: 500