MENOPAUSA

Sintomas da menopausa aparecem em 70% das mulheres até os 45 anos

Fase que traz muitas mudanças na rotina feminina aparece quase na meia-idade
22/04/2013 | - Atualizado em 02/04/2014 - 20h44
Foto: Divulgação
Descubras os segredos da menopausa
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Sintomas como calor excessivo, palpitações, fadiga, aumento do peso, irregularidade menstrual, diminuição da libido, insônia, acometem cerca de 70% das mulheres entre 45 e 55 anos, e a grande responsável por todos eles é a menopausa.

Segundo a Dra. Erica Mantelli, ginecologista e obstetra pós–graduada em Sexologia pela Universidade de São Paulo (USP), o diagnóstico da menopausa só é feito após o período de 12 meses sem menstruação. “Na menopausa, a mulher deixa de produzir os hormônios ovarianos: estrógeno e progesterona. Ocasionados pela parada do ciclo de ovulação e consequente fim ciclos menstruais, ou seja, a mulher não tem mais sangramento e a capacidade de gerar um bebê”, afirma.
 
Para algumas mulheres, a menopausa chega mais cedo, com pelo menos 15 anos de antecedência. “Quando a menopausa ocorre antes dos 40 anos, sem uma causa aparente, costuma-se identificar o processo como Falência Ovariana Prematura ou FOP", explica a ginecologista.

Cerca de 3% das mulheres terão sua menopausa antes dos 40 anos. A falência ovariana precoce responde por cerca de 10% da ausência de menstruação e 1% dos casos de infertilidade.

Climatério ou menopausa?

Muitas mulheres confundem o período de climatério com o da menopausa, mas na verdade são bem diferentes. “O climatério é a transição do período reprodutivo para o não reprodutivo. E a menopausa é a última menstruação da mulher”, ressalta a ginecologista.
 
O estágio do climatério começa por volta dos 40 anos e se estende até a pós-menopausa. “Alguns sintomas do climatério podem ser semelhantes aos de uma TPM. Sensação de inchaço no corpo e mamas, dores fortes de cabeça, as alterações de humor (nervosismo, irritação, tristeza profunda) que podem se manifestar ao longo de até quinze dias antes da menstruação”, esclarece a médica.

Se você vai entrar na menopausa, saiba algumas dicas para se ter uma vida saudável durante este período :

1 - Não espere chegar a menopausa para começar a se exercitar. “A mulher deve praticar atividade física desde cedo, pois na menopausa por causa das alterações hormonais ela pode ganhar peso e os exercícios físicos podem evitar o aumento do peso, além de contribuir para melhora circulação do sangue, diminuir colesterol e risco de diabetes, prevenção de osteoporose, insônia e depressão”, disse a Dra. Erica.

2 - Faça atividades que envolvam o fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico, como exercícios de Kegel. “Esse exercício é indicado para as mulheres acima de 40 anos, ele previne problemas como a incontinência urinária”, sugere a médica.
 
3 - Trabalhe a sua memória e faça exercícios de raciocínio, palavras cruzadas  para diminuir o risco de perda de memória durante a menopausa.

4 - Mantenha bons hábitos de sono, para compensar as noites mal dormidas por causa da queda dos níveis de estrogênio.

5 - Se você sentir uma secura vaginal procure o seu médico para que ele recomende o uso de medicamentos tópicos para tratar a falta de lubrificação e melhorar o desempenho sexual.

6 - Faça todos os exames anuais recomendados pelo médico, incluindo controle de glicemia, colesterol, vitamina D e cálcio, bem como mamografias e exames pélvicos.


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Comentários
  • Em 03/04 as 12h01 por:Daniele Fonseca
    Vocês precisam cuidar o que escrevem: o título da matéria está em contradição com a primeira frase. Que tal revisar o texto antes de publicar?