CUIDADOS COM A PELE

Alimentação balanceada ajuda a ter uma pele mais bonita

25/02/2014 | - Atualizado em 28/03/2014 - 15h10
Foto: Divugação
Para manter os nutrientes que seu corpo precisa, o ideal é incluir alimentos mais saudáveis no menu
Para manter os nutrientes que seu corpo precisa, o ideal é incluir alimentos mais saudáveis no menu


Que uma alimentação balanceada ajuda a prevenir doenças, com certeza, você já ouviu falar. Mas sabia que ao aderir hábitos mais saudáveis a nossa pele também sai ganhando? É isso mesmo que você acabou de ler. Para prevenir rugas, linhas de expressão, flacidez e outras imperfeições na cútis, é importante investir em um cardápio rico em frutas, verduras, legumes e outros nutrientes.

Segundo a Dra. Ana Huggler, nutricionista da Global Nutrição, não basta investir nos cremes hidratantes e óleos corporais para ter uma pele livre de imperfeições porque eles atuam na camada superficial da mesma apenas retardando a perda de água. “Na verdade, tais produtos formam uma camada protetora na pele que evita o ressecamento da mesma. Além disso, os nutrientes encontrados nos produtos não penetram nas camadas mais profundas. Por este motivo, para repor a perda deles no organismo o ideal é incluir alimentos mais saudáveis no menu”, afirma a especialista.

Ela explica que, no caso do colágeno, ele é reposto naturalmente pelo nosso organismo, sendo que o mesmo representa 25% de toda a substância presente no nosso corpo, mas para isso é preciso uma boa alimentação. “Essa proteína é que confere rigidez a nossa pele, além de atuar na formação de órgãos como cartilagens, ossos, tendões e ligamentos. Porém, quando chegamos aos 30 anos, o corpo passa a perder 1% do colágeno por ano. O que agrava na flacidez corporal e facial, além das ruguinhas. Essa perda é ainda maior quando a pessoa mantém uma alimentação desregrada”, informa a nutricionista.

Neste caso, alimentos industrializados e embutidos são verdadeiros vilões para a cútis de qualquer pessoa. “Esses produtos são ricos em conservantes, corantes, aromatizantes e outras substâncias químicas que danificam as células do organismo o que agrava no envelhecimento precoce. Outro problema é que muitos deles são ricos em açúcares, que por sinal são nocivos à cútis. Isso porque, o açúcar envolve a ligação entre duas moléculas de colágeno deixando com que as fibras fiquem menos flexíveis e capazes de serem renovadas”, informa Ana.

A recomendação da nutricionista é investir nas frutas cítricas que são ricas em vitamina C e ajudam a combater os radicais livres, moléculas que aceleram o envelhecimento cutâneo. “Inclua também as frutas vermelhas, pois são antioxidantes e ajudam a proteger a pele dos efeitos do tempo. Os vegetais de folhas escuras também é uma boa opção, já que são ricos em vitaminas do complexo B, o que ajuda a controlar a oleosidade da pele e o aparecimento de acne”, indica a nutricionista.

Um item indispensável também é a ingestão de bastante água no decorrer do dia. “Ela é responsável pela distribuição de nutrientes pelos órgãos do corpo, o que ajuda regular a temperatura, mantém as células hidratadas e ainda ajuda a eliminar toxinas através da urina e da transpiração, ajudando a pele a ficar mais rejuvenescida”, aponta a Dra. Huggler.

Todavia outra indicação da especialista é aderir à dieta do genótipo, na qual consiste num cardápio alimentar montado criado por meio de informações do tipo sanguíneo e medições corporais. Através dessas informações, o nutricionista classifica o paciente em um dos seis tipos de genótipo que pode ser: caçador, coletor, professor, explorador, guerreiro ou nômade.

“Por meio da dieta é possível encontrar os alimentos que ajudam a melhorar o funcionamento do organismo e prevenir o envelhecimento. Ou seja, indicamos os alimentos que ativam a produção de colágeno no organismo e que ajudam a eliminar as substâncias que provocam uma intoxicação das células”, finaliza a Dra. Ana Huggler, nutricionista da Global Nutrição.

 


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