LANÇAMENTO

Muito além do animal de estimação: livro analisa a participação dos animais em nossa vida

Lançamento da Papirus Editora mostra que a interação ser humano-animal é mais profunda e benéfica para o desenvolvimento das crianças do que se pensava
13/05/2013 | - Atualizado em 30/01/2014 - 11h01 Redação Bichos e Pets
bichosepets@rac.com.br
Foto: Divulgação
Cão Guia
Cão Guia



Lançamento da editora Papirus, livro ressalta a participação dos animais em ambientes terapêuticos bem como na relação familiar e na comunidade.

Estatísticas atuais sugerem que talvez existam mais bichos de estimação do que crianças nos Estados Unidos e que é mais provável que uma criança cresça numa família com animal de estimação do que numa com pai. Somente com esses dados já é possível chegar a uma conclusão: seres humanos e animais têm uma relação especial. Em Os animais em nossa vida: Família, comunidade e ambientes terapêuticos, são exploradas as relações de interação entre os bichos e as pessoas e seus efeitos na vida, na saúde e no desenvolvimento das crianças.

Dividido em duas partes, um dos objetivos do livro é fornecer informações para clínicos, professores

Foto: Divulgação/editorapapirus.
Capa do livro 'Os Animais em nossa vida'
Capa do livro 'Os Animais em nossa vida'
 e público sobre a ciência por trás da interação ser humano-animal e o valor que ela pode ter para as crianças quando adequadamente compreendida e orientada. Além disso, os organizadores contam que procuraram “fornecer uma base para aspectos que os pesquisadores queiram incluir em seus estudos”. Assim, a Parte 1 define o contexto do livro, tratando do papel que os animais desempenham na vida dos seres humanos e no desenvolvimento infantil e a Parte 2 trata da inclusão de animais em terapias humanas.

Na obra, foi adotada uma perspectiva multidisciplinar e formado “um grupo internacional de autores, com psicólogos, psiquiatras, enfermeiros e educadores que estudam e/ou trabalham com desenvolvimento infantil e/ou interações assistidas por animais (IAA); psicólogos, etologistas e veterinários que estudam o comportamento animal; e cientistas sociais e pesquisadores de saúde pública que estudam os impactos populacionais dos animais na saúde e no comportamento humano”, ressaltam os organizadores. E completam: “Os colaboradores deste livro apresentam resultados de pesquisa que podem conformar a base de comprovação científica para a prática da inclusão de animais em terapias, com o objetivo de melhorar a saúde e o desenvolvimento infantil”. Ao todo, 25 autores fazem parte do grupo de colaboradores da obra.

Ficha técnica
Título:Os animais em nossa vida: Família, comunidade e ambientes terapêuticos
Organizadores:Peggy McCardle, Sandra McCune, James A. Griffin, Layla Esposito e Lisa S. Freund 
Editora: Papirus
304 páginas, R$ 82,90 

Sinopse
O que sabemos sobre os benefícios da interação do ser humano com animais? Descubra neste livro, uma obra para todos os interessados no impacto que terapias e interações com animais têm sobre a saúde e o desenvolvimento da criança. Com contribuições de especialistas líderes na área, aqui você pode ler sobre - - como crianças com deficiência podem se beneficiar das terapias com animais; - como os animais podem reforçar a empatia, a confiança e outras características associadas à competência social; - por que a intervenção assistida com animais é valiosa para crianças com problemas psiquiátricos e enfermidades físicas; - como os animais em sala de aula podem auxiliar no desenvolvimento de uma gama variada de habilidades das crianças; - como diminuir os riscos associados às interações de crianças com animais; - por que a companhia de um animal de estimação pode beneficiar tanto a criança quanto sua família. Seja como manual, seja como referência para pesquisadores e profissionais clínicos, ou ainda como fonte de informação para pais e donos de animais de estimação, este livro ajudará o leitor a dar os primeiros passos rumo a práticas que favoreçam o desenvolvimento infantil. 

Veja também

 


Comente
Nome:      E-mail:  
Cidade:      Profissão:  
Informe o resultado do cálculo abaixo:
 
   Não divulgar meu email
Comentário:
Quantidade de toques disponíveis: 500


Comentários
  • Em 31/01 as 11h08 por:Valeria
    q legalll amei