PELE SENSÍVEL

Saiba como evitar coceiras e alergias durante o inverno

Respeitas sua sensibilidade e evitar determinados causadores é o primeiro passo para viver melhor
30/08/2013 | - Atualizado em 01/08/2013 - 14h38 Mariane Montedori
mariane.montedori@rac.com.br
Foto: Divugação
A melhor forma evitar a coceira e danos danos causados por ela é evitar o uso de tecidos sintéticos e peças que pressionem a pele
A melhor forma evitar a coceira e danos danos causados por ela é evitar o uso de tecidos sintéticos e peças que pressionem a pele




Quem tem alergia sabe como o humor pode mudar de uma hora para outra por conta da coceira. A irritabilidade provocada muitas vezes por um pano específico utilizado na composição da vestimenta é tanta que chega a coçar, machucando e agredindo a pele. 


No inverno, a tendência é aumentar por conta de tecidos mais grossos para proteger o frio. A lã é a principal vilã. Outro fator considerável é o uso de produtos de beleza. Um estudo do Journal of Cosmetic Dermatology, feito com mulheres e homens, mostrou que 62% delas e 52% deles tinham irritação na pele por causa de cosméticos (foram analisadas 3.800 pessoas, 3300 mulheres e 500 homens).  


Para descobrir a causa da vermelhidão e da coceira, a primeira dica é atentar-se a sua rotina diária. Anote tudo e compare os horários de coceira. Banhos quentes e demorados fazem com que o corpo produza mais óleo, o que instiga a coceira. 


Evite o contato direto com o seu corpo de blusas feitas de lã. Opte sempre pelo algodão. Quanto mais natural for o tecido, melhor. Isso porque os fios sintéticos são os principais desencadeadores de alergia.


No banho, o uso do sabote e shampoo dizem muito sobre a vermelhidão e coceira. Os melhores sabonetes são aqueles feitos à base de glicerina. Os sabonetes neutros ou de uso infantil também evitam agressão à pele. Procure sempre utilizar uma esponja vegetal, as buchas. Pois além de serem naturais, elas funcionam como esfoliantes e contribuem para eliminar as células mortas e as impurezas da pele do seu corpo. Mas atenção: procure fazer movimentos leves e circulares. Esfregar demais a pele estimula a reação de coceira. É a chamada alergia de pressão. 



A aplicação de hidratantes corporais auxilia na precaução de alergias, pois ajuda a manter a camada de proteção natural e evitar o ressecamento e, por isso, não deve ser descartada.  No entanto, evite aqueles com perfumes fortes ou cores diferentes, que contribuem para coceiras e favorecem a irritação. A melhor medida é se empenhar na busca de uma fórmula compatível com sua pele.


Por fim, respeite a sua sensibilidade. Evite produtos, por mais caros que sejam, que contenham produtos fortes. Até mesmo a alimentação deve ser balanceada. Álcool e temperos apimentados também contribuem para a irritabilidade. Vale lembrar que a consulta a um especialista é imprescindível para um tratamento eficaz e completo.