CULTURA

Centro de Ciências Letras e Artes

Local ressalta a importância da cidade de Campinas como centro cultural
Foto: Divugação
Centro de Ciências Letras e Artes
Centro de Ciências Letras e Artes

O CCLA é uma entidade cultural particular e sem fins lucrativos fundada em 31 de outubro de 1901, na cidade de Campinas por um grupo de cientistas, artistas e intelectuais que decidiram criar uma instituição para reunir para o estudo e a produção de atividades científicas e artísticas.

Durante as primeiras décadas deste século, pela própria ausência de um órgão do governo dedicado exclusivamente a cultura, o CCLA reuniu e promoveu grande parte das produções culturais da cidade O CCLA conta hoje com uma Biblioteca de 150.000 volumes, uma Pinacoteca e dois Museus: Maestro Carlos Gomes e Campos Sales, além de uma Galeria de Arte, um Auditório para 220 pessoas, Sala de Leitura e Vitrine Cultural.

A primeira Exposição, fora de São Paulo, de Lasar Segal, aconteceu no CCLA, onde permanece uma de suas obras, doada pelo pintor na ocasião.

Na década de 50 criou o primeiro Cine-Clube de Campinas,que resgatou para o conhecimento do público, filmes como "João da Mata" e promoveu cursos de formação cinematográfica com a presença de Paulo Emílio Sales Gomes, Gustavo Dahl, Fernando Simplinski, entre outros.

Personalidades de projeção nacional, nascidas em Campinas no século XX, mantiveram estreitos vínculos com CCLA, participando de sua fundação e atividades ou doando seus acervos de bens pessoais que foram cuidados e preservados pela entidade, como por exemplo: César Bierrenbach, Antônio Carlos Gomes e Campos Sales.

 



Comente
Nome:      E-mail:  
Cidade:      Profissão:  
Informe o resultado do cálculo abaixo:
 
   Não divulgar meu email
Comentário:
Quantidade de toques disponíveis: 500