OPORTUNIDADE

Busca por emprego na internet

A tecnologia tem sido cada vez mais usada por candidatos e empresas na hora de recrutar
14/02/2013 | - Atualizado em 18/02/2013 - 16h31 Bianca Pissardo
Foto: Divulgação
Candidatos procuram cada vez mais vagas pela internet
Candidatos procuram cada vez mais vagas pela internet


Para quem está em busca de recolocação no mercado de trabalho ou mesmo mudar de emprego, as redes sociais tem sido de grande valia.
Isso também se aplica às empresas, que se utilizam da internet para pesquisar sobre os candidatos.
 

Para Gilmar Gumier, fundador da Satis, Consultoria de User Experience, as redes sociais servem inclusive, para confirmar informações passadas no currículo e nas entrevistas presenciais.
 

"As redes sociais estão cada vez mais presentes no processo de recrutamento e seleção. O Linkedin, por exemplo, já está virando um padrão de currículo e também serve como busca de referências, já que mostra a rede de contatos do candidato e também os amigos em comum.
Já o Facebook é bem utilizado para identificar o perfil do candidato e seu padrão de comportamento. Pelos posts do candidato, dá para saber seus gostos, suas opiniões e também seus hobbies e isso pode confirmar alguns dados falados na entrevista.
No último processo de seleção que fizemos na empresa no final do ano passado, por exemplo, visitamos os perfis dos candidatos no Facebook e no LinkedIn antes das entrevistas para saber um pouco mais sobre o candidato e depois das entrevistas para confirmar os dados levantados na entrevista", explica Gilmar.

 

Veja algumas dicas para usar a internet em benefício da sua carreira.

-Use e abuse do twitter
Existem perfis específicos para quem está em busca de emprego ou recolocação. Eles postam diariamente várias oportunidades de emprego em diversos estados do Brasil.
De uma média de 577 oportunidades profissionais divulgadas nas redes sociais, mais de 97% está no twitter.
 

-Fique de olho nos melhores dias e horários
O horário e dias comerciais são mais promissores na hora de procurar uma boa vaga nas redes sociais. Fique atento das 6h às 18.Os dias úteis, por exemplo, representam 85% das divulgações de oportunidades.
Quartas e quintas-feiras tem um maior índice de vagas postadas: 85%.
 

-Você é da área de finanças ou administração? Isso é ótimo!
Profissionais do segmento de finanças e administração têm mais chances de encontrar emprego nas redes sociais, já que em torno de 30% das vagas postadas nas redes sociais são para essas áreas.
 

-Mantenha seu LinkedIn atualizado
Alguns recrutadores costumam analisar e até a procurar por profissionais nessa rede social. Aproveite.


-Cuidado com o que você escreve, compartilha ou curte no facebook
Alguns recrutadores também costumam ver os perfis dos candidatos nesta rede social.


Leia também:
Profissionais que riem mais, ganham mais
O que fazer na volta ao trabalho depois do Carnaval



 



Comente
Nome:      E-mail:  
Cidade:      Profissão:  
Informe o resultado do cálculo abaixo:
 
   Não divulgar meu email
Comentário:
Quantidade de toques disponíveis: 500


Comentários
  • Em 23/11 as 11h07 por:Niltomar miguel da silva
    Eu estou a procura de emprego pela internet, sou tecnico curso licenciatura em Geografia e tenho experincia com assitencia tecnica aos agricultores familiares
  • Em 07/04 as 13h49 por:nzgdxwSHWQR
    O Problema ne3o e9 queste3o de saber o q e9 ou ne3o e sim falar sobre algo que? nem sequer nunca ouviu falar como se soube-se do que se trata!! Eu no mednimo purrentagia o q e9 twitter antes de sair falando tanta bosta kkkkkkkkkkk
  • Em 07/04 as 13h48 por:mWNbSXKAgMfqBXaWU
    Como ainda ne3o pensei no que dejseo para 2012, a ne3o ser o que dejseo sempre, aproveito apenas para comentar os teus, como se fossem meus.Continuar a ter emprego, preferencialmente num sedtio melhor, e9 primordial! Mas ter safade para isso tudo parece-me ainda mais fundamental.Escrever mais, acho que vou conseguir, afinal de contas ainda agora comecei o meu prf3prio blog.Viagens ao EUA, acho difedcil, embora gostasse.Quanto ao Ramone, deixo esse dejseo como apenas teu, mas voto para que se cumpra o que esperas.Um vere3o como deve ser, ora aed este1 algo tambe9m bastante interessante!De qualquer forma, fica a dica: ne3o e9 2012 que tem de ser diferente, mas nf3s!Ate9.

VEJA TAMBÉM