PÓS GRADUAÇÃO

Lato sensu, stricto sensu ou MBA?

Descubra o que são e qual a melhor opção para sua carreira profissional
29/01/2013 | Mariane Montedori
mariane.montedori@rac.com.br
Foto: Divulgação
O primeiro passo é checar se o perfil do curso está adequado com seu momento na carreira
O primeiro passo é checar se o perfil do curso está adequado com seu momento na carreira

 

Seja profissional recém-formado ou profissionais com experiência na área, a continuidade do ensino e o consequente aprendizado são qualificações primordiais para fazer a diferença e se dar bem no mercado de trabalho. Mas antes de escolher entre cursos lato sensu (especialização), MBA (Master in Business Administration) e stricto sensu (mestrado profissional ou acadêmico), o ingresso deve checar se o perfil do curso está adequado com seu momento na carreira e suas expectativas profissionais.

Primeiro Passo
Antes de mais nada, simples fatores como carga horária, disposição do curso no seu dia a dia e as expectativas daquele curso na sua carreira profissional devem ser ponderados. Por isso, analise o período que tem disponível para dedicar aquele curso, o retorno que espera a curto, médio ou longo prazo, o conhecimento proporcionado e o retorno financeiro esperado.

As três opções
Dentro da qualificação de cursos lato senso, temos os cursos de especialização e MBA. Às pessoas que optam por um deles são conferidas um certificado de especialista e não um título de mestre ou doutor. Isso porque Lato, significa amplo, um amplo sentido de conhecimento. Ao contrário do cursos stricto sensu, de sentido específico, como é o caso do mestrado, doutorado e pós doutorado. Para saber qual a melhor opção para sua vida profissional no momento, separamos as características de cada opção e os pontos diferenciais entre eles.

Diferença 
Enquanto o curso stricto sensu (mestrado, doutorado e pós-doutorado) é direcionado ao profissional que deseja entrar na área acadêmica, lecionar em faculdades ou universidades, e focar-se na em pesquisa; o lato sensu é voltado para aquele que deseja especializar-se em alguma área específica, se qualificar a curto e médio prazo. Já o MBA, é voltado para o gestor que deseja ter um conhecimento consolidado em administração de empresas, visando cargos ainda mais qualificados e efetivando contatos que lhe são convenientes no mercado.


MBA, Especialização ou doutorado
Voltado para a prática profissional, cursos de MBA são procurados por profissionais que já estão no mercado de trabalho. vale lembrar que geralmente exige experiência de pelo menos três anos e não dá ao estudante um título de mestre, como em outros países. Quem busca uma MBA são profissionais que geralmente já estão a um tempo no mercado de trabalho e que buscam um ambiente de aula mais maduro com uma rede de relacionamento direcionada. Basicamente, é uma ótima oportunidade para para socialização corporativa.

As abordagens no MBA são sobre práticas usadas no mundo corporativo, geralmente assuntos que interessam executivos e profissionais com cargos de coordenação ou direção

Mestrado
Esta opção de curso stricto sensu, de conhecimento específico, possui nível mais elevado que a pesquisa, como é o caso dos cursos de especialização como pós graduação e MBA. Visa atender às demandas que buscam consolidar a trajetória de formação com vistas ao ensino, a pesquisa e ao desenvolvimento científico, tecnológico, artístico e cultural, tendo por fim a alta qualificação.No Brasil, o Mestrado é o primeiro nível de um curso de pós-graduação stricto sensu e confere ao egresso o título de mestre.

LEIA TAMBÉM
- O mercado de trabalho contemporâneo e suas novas necessidades
- Encontrar e treinar líderes: o grande desafio das empresas

 



Comente
Nome:      E-mail:  
Cidade:      Profissão:  
   Não divulgar meu email
Comentário:
Quantidade de toques disponíveis: 500